NOTÍCIAS

Conferência sobre Avaliação de Impactes no Património Mundial



A APAI realizou em Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval), nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, uma Conferência sobre "Avaliação de Impactes no Património", em parceria com a Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS e a Parques de Sintra – Monte da Lua, SA, e com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Câmara Municipal de Sintra.

Participaram na Conferência especialistas em património cultural; profissionais envolvidos na análise de outros fatores ambientais e que integram equipas dos Estudos de Impacte no Património Mundial; empresas e entidades responsáveis por projetos que possam ter impactes no Património Mundial; entidades da Administração Central; Autarquias Locais e entidades gestoras de bens inscritos na lista do Património Mundial (por exemplo, do Alto Douro Vinhateiro).

A Conferência propôs-se a debater a aplicação em Portugal das orientações do ICOMOS sobre Avaliação de Impactes no Património (AIP), em particular nos bens culturais inscritos na Lista do Património Mundial, publicadas em 2011; e analisar os passos necessários para a implementação da AIP, em particular nos bens inscritos na Lista do Património Mundial, e a sua possível articulação com a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e os instrumentos de gestão territorial.

A Conferência contou com oradores convidados nacionais e europeus, com uma visita técnica ao Palácio Nacional de Sintra - que demonstrou aos participantes a análise e gestão de projetos concretizados no âmbito deste monumento - e com um jantar na Pousada de Queluz.

A organização do evento promoveu, igualmente, um debate em grupos sobre a implementação da AIP em Portugal. Nesse contexto, foi discutido e elaborado um documento que propõe a adoção de medidas de implementação sistemática da AIP em Portugal nos bens culturais inscritos na Lista do Património Mundial.

Para mais informação, contacte apai@apai.org.pt.


Fotografias tiradas no âmbito da Conferência.

#conferencia #avaliacaoimpactes #patrimoniomundial