DIREÇÃO
Engenheiro do ambiente, com mais de 35 anos de experiência em Avaliação de Impacte Ambiental. Foi técnico do Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (atual ICNF) e Presidente do Instituto de Promoção Ambiental (posteriormente integrado na APA).
Foi docente de disciplinas de AIA no curso de Engenharia Civil do ISEL, no curso de Engenharia do Ambiente da Universidade Católica no Porto e de diversos cursos de mestrado. Tem sido formador também na área da AIA, autor e editor de livros e de artigos sobre AIA. É CEO da empresa Júlio de Jesus – Consultores.
Foi membro, entre 2005 e 2011, do Conselho Consultivo de AIA. Foi fundador e Presidente da Direção da APAI – Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (1996-96, 2004-06, 2017-20 e 2025-26), membro do Board da IAIA – International Assoication for Impact Assessment entre 2007 e 2011 e coordenador da Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos, entre 2008 e 2012.
Gonçalo Reino Pires ingressou na Uría Menéndez em 2019 e é desde então Counsel responsável pela área de prática de Urbanismo.
Conta com mais de 20 anos de experiência na assessoria a clientes dos sectores públicos e privados nas áreas do Urbanismo, do Ordenamento do Território e do Ambiente, nas quais centrou desde o início a sua carreira profissional e concluiu o seu mestrado científico.
Presta assessoria jurídica em todas as áreas do Direito do Urbanismo, tanto em transações como em promoção imobiliária de projetos residenciais, comerciais e de serviços, industriais e logísticos, nomeadamente ao nível de instrumentos de planeamento, de controlo administrativo de operações urbanísticas, de operações de reestruturação urbanística e fundiária, e de avaliação de impacte ambiental.
Colabora com várias instituições universitárias, nomeadamente com as Faculdades de Direito das Universidades de Lisboa, do Porto e Católica, integrando o corpo docente de cursos de Pós-Graduação e participando, como orador, em conferências no âmbito do Direito do Urbanismo.

Carla Rolo Antunes
Vice-Presidente
Carla Rolo Antunes (1969) é Licenciada em Engenharia Biofísica (Univ. Évora, 1993), Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos (Instituto Superior Técnico ,1996) e Doutorada em Geociências - ramo Hidrologia (Univ. Algarve, 2010). De 1995 a 2001 exerceu atividades de engenheira projetista (Hidroprojecto), na área de recursos hídricos, ordenamento do território e estudos ambientais. Desde maio de 2010 é Professora Auxiliar na UAlg.
É membro do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), diretora do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC), diretora de curso de mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e integra os Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos. Desde junho de 2021 é Subdiretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Tem desenvolvido a sua atividade científica na área dos recursos hídricos, ordenamento do território e avaliação ambiental, sendo autora de vários artigos e capítulos de livros nestas temáticas. No âmbito da atividade de consultoria destaca-se a sua participação em Estudos Ambientais, Estudos Hidrológicos, Projetos de Recuperação Ambiental e Integração Paisagística, Planos e Programas de Ordenamento.

Cristina Simões
Vogal
Cristina Simões é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Urbanismo e Ordenamento do Território pelo Instituto Superior Técnico. Com mais de 25 anos de experiência, especializou-se na aplicação de abordagens multidisciplinares que articulam os aspetos biofísicos, socioeconómicos e culturais, recorrendo a sistemas de informação geográfica e a ferramentas de modelação espacial para apoiar a tomada de decisão em contextos complexos.
Desde 1998, integra a equipa da COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A., onde tem participado e coordenado diversas tipologias de estudos ambientais em projetos de grande escala nos setores da energia, recursos hídricos, transportes e ordenamento do território, em Portugal bem como em diversas outras geografias. Tem vasta experiência na aplicação de políticas de salvaguarda ambiental e social de instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento.
Atualmente exerce funções de Chefe do Núcleo de Ambiente e Território, no Serviço de Água e Energia.
É membro da Associação Portuguesa de Geógrafos e tem participado ativamente em iniciativas técnicas e científicas nas áreas da avaliação de impactes, planeamento e sustentabilidade.
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve e membro da Ordem dos Engenheiros, com pós-graduação em Direito do Urbanismo e do Turismo pelo Instituto de Ciências Jurídico Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Iniciou a carreira há mais de 25 anos na área do ordenamento do território e Gestão de Projetos, onde colaborou na elaboração de Planos Municipais do Ordenamento do Território (PMOTs), coordenou a elaboração de projetos e chefiou equipas de fiscalização de empreitadas de infraestruturas associadas ao complexo Parque das Cidades e Estádio Algarve.
Posteriormente em 2008 integrou a Parque Expo S.A , onde fez parte da Direção de Gestão de Projetos e desempenhou as funções de Chefe de projeto na Polis Litoral Ria Formosa, onde foi responsável por vários processos de contratação pública, gestão de projetos de infraestruturas, coordenação de processos de Avaliação de impacte ambiental e empreitadas de requalificação ambiental. Em 2016 com extinção da Parque Expo S.A. transitou com as mesmas funções para a Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa S.A
Em 2021 integrou a equipa da gestão de ativos do projeto de Vilamoura/Norfin, onde desempenha a função de Manager de Ambiente. A experiência profissional que detém dá lhe um conhecimento transversal das várias áreas da gestão de projetos da área pública e privada, que pode contribuir com uma visão diferenciadora das melhores práticas na utilização da avaliação de impacte para a tomada de decisões informadas sobre políticas, programas, planos e projetos.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – Ana Cerdeira, eng.ª do ambiente, atualmente no Metropolitano de Lisboa
Secretário - Carlos Simões Nuno, antropólogo, Mestre em Planeamento Regional, Júlio de Jesus Consultores
Secretária – Ana Roque de Oliveira, eng.ª do ambiente, mestre em Economia Ambiental, doutora em Eng.ª do Ambiente
Conselho Fiscal
Presidente – António Marrachinho Soares, advogado
Relator - João Margalha, licenciado em Planeamento Regional e Urbano, mestre em Planeamento do Meio Ambiente
Secretário – Pedro Serra Couto, eng.º civil, Director of Sustainability and Stakeholders da EDP



