NOTÍCIAS

Novidades APAI - Abril 2019

 


CNAI'19 - ENSINO E INVESTIGAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE IMPACTES

COIMBRA, 7-8-9 NOVEMBRO


A APAI vai realizar, em coorganização com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DCT-FCTUC), a 8ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI’19) nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, com o tema “Ensino e Investigação em Avaliação de Impactes”. A submissão de resumos de comunicações e posters ou de sessões/eventos paralelos decorre até ao dia 30 de abril de 2019. Mais informação AQUI.

 

ENCONTRO "ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS EM AIA"


A APAI vai realizar um encontro, na Universidade de Aveiro, no próximo dia 3 de abril, pelas 14:00, para debate deste tema e lançamento público do documento "Espécies exóticas invasoras em avaliação de impacte ambiental - identificar, avaliar e agir. Princípios orientadores". Nessa sessão, para além dos coordenadores do documento, Fernando Leão e Rosa Pinho, estão previstas intervenções de investigadores sobre o tema e de responsáveis das principais empresas cuja prática, no âmbito da construção e exploração de projetos sujeitos a AIA, envolve a temática das exóticas invasoras. O programa pode ser consultado AQUI.

 

WORKSHOP INTERNACIONAL- IMPACTES AMBIENTAIS E NA SAÚDE DA EXTENSÃO DO TEMPO DE VIDA DE CENTRAIS NUCLEARES


Este Workshop é uma iniciativa da International Association for Impact Assessment (IAIA), em coorganização com a UNECE (Secretariat of the Espoo Convention and the Protocol on SEA) e a APAI, com o apoio do Instituto Superior Técnico (IST). O Workshop irá decorrer no dia 5 de junho, em Lisboa no IST, e tem por objetivo criar um espaço para uma discussão aberta sobre a extensão de vida das centrais nucleares, através de uma perspectiva técnica e científica, olhando particularmente para os impactos ambientais e de saúde, reconhecer e compartilhar várias perspectivas de diferentes partes interessadas. Mais informação AQUI.

 

QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS COMPETENTES EM AIA

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DIA 8 DE MAIO, LISBOA


O sistema voluntário de qualificação de peritos competentes em AIA está em vigor. Muito em breve estará operacional o site de internet e será lançada uma brochura de divulgação. No próximo dia 8 de maio, às 18:00, no Convento do Carmo, em Lisboa, faremos uma sessão pública de apresentação. Até à data, a APAI celebrou protocolos com as seguintes associações técnicas e profissionais: AAP – Associação dos Arqueólogos Portugueses; APA – Associação Portuguesa de Antropologia; APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, APG – Associação Portuguesa de Geógrafos, APG – Associação Portuguesa de Geólogos; APS – Associação Portuguesa de Sociologia; APSAi – Associação Portuguesa dos Técnicos de Saúde Ambiental. Estamos, neste momento, a aguardar a formalização do protcolo com a APAP – Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

 

WORKSHOP DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, IAIA E EUPHA SOBRE A INTEGRAÇÃO DA SAÚDE HUMANA NA AIA


A OMS (Europa), a IAIA (Secção da Saúde) e a EUPHA (The European Public Health Association) organizaram nos dias 26 e 27 de março, em Bona, um workshop com o objetivo de discutir a integração da Saúde Humana na AIA e de publicar um Guia sobre este tema. O workshop reuniu representantes de instituições europeias (Comissão Europeia e Banco Europeu de Investimentos), da ONG Health and Environment Alliance, da rede Eurocities e especialistas em Avaliação de Impactes na Saúde e em AIA. Participaram no workshop os membros da APAI Filipe Silva e Júlio de Jesus. Foi discutido uma versão preliminar do Guia, devendo até setembro ser divulgada uma nova versão refletindo os contributos dos participantes neste workshop. Prevê-se que essa versão preliminar possa ser apresentada e discutida na CNAI’19. A versão final deverá ser aprovada na Conferência da IAIA em 2020 em Sevilha.

 

CONFERÊNCIA “A AVALIAÇÃO DA AIA”


Organizada pela sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, esta conferência teve lugar no passado dia 14 de março, em Lisboa, tendo a APAI colaborado na divulgação. Os oradores convidados incluíram Júlio de Jesus, Presidente da APAI, bem como diversos outros membros individuais e coletivos da APAI (Nuno Matos, Maria do Rosário Partidário, EDP).

 

13.º Fórum Nacional de Resíduos


O jornal Água & Ambiente vai organizar, em Lisboa, nos dias 10 e 11 de Abril o 13.º Fórum Nacional de Resíduos. O mote “Antecipando o futuro” desta edição aponta para a urgência na preparação dos anos vindouros, na definição e correção de estratégias e na construção, mudança e transformação a operar no setor. O programa abrange a nova diretiva dos resíduos e o PERSU2020+ e vai levantar, através da Agenda A&A Resíduos 2020, os temas sensíveis que vão determinar ou influenciar a atividade do setor em 2019/2020. Promete ainda clarificar o cálculo dos indicadores da gestão de resíduos no espaço europeu, as distorções e ineficiências do setor, a crise mundial da reciclagem do plástico e a diretiva single use plastics, entre outros temas. Mais informação AQUI.

 

Jornadas Técnicas da Hidroenergia 2019


As Jornadas Técnicas da Hidroenergia 2019 vão decorrer nos dias 23 e 24 de maio de 2019, na Régua. As soluções técnicas bem como os impactos ambientais e energéticos serão discutidos tendo em conta as implicações na viabilidade económica dos diversos aproveitamentos. Para mais informações AQUI.

 

14.ª Expo Conferência da Água


O evento organizado pelo Jornal Água&Ambiente terá lugar em Lisboa (SANA Malhoa Hotel), nos dias 20 e 21 de novembro de 2019. Esta é uma das principais iniciativas anuais do setor da Água em Portugal, que volta a reunir todos os agentes do setor, com o propósito de debater importantes dossiês do setor que marcam a atualidade. Mais info AQUI.