NOTÍCIAS

Novidades APAI - Junho 2019

 

ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS DEBATEM EM LISBOA OS IMPACTES AMBIENTAIS E NA SAÚDE DA EXTENSÃO DO TEMPO DE VIDA DE CENTRAIS NUCLEARES


O Workshop “Impactes no Ambiente e na Saúde da Extensão do Tempo de Vida de Centrais Nucleares” (IAIA International workshop on environmental and health impacts of lifetime extension of nuclear power plants) de um dia, terá lugar na quarta-feira, 5 de junho de 2019, entre as 9h30 e as 18h30, sendo organizado como evento complementar de uma reunião do Grupo de trabalho Ad hoc da Convenção de Espoo (UNECE) sobre Impactes Transfronteiriços que se realiza nos dias 3 e 4.


Para além de membros do Grupo de trabalho Ad hoc, o workshop conta com a participação da Secretária da Convenção de Espoo (Tea Aulavuo), da Secretária do Comité de Implementação da Convenção de Arhus sobre Acesso à Informação, Participação Pública na Tomada de Decisão e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais (Fiona Marshall), do Presidente-Eleito da IAIA, Ben Cave, e da representante da IAIA junto do Secretariado da Convenção de Espoo (Maria do Rosário Partidário). Participam também no workshop especialistas da OCDE, da Organização Mundial de Saúde, de Universidades, de Ministérios do Ambiente e de ONGs. Mais informação AQUI.

 

MEDIDAS PARA MELHORAR O SISTEMA DE AIA


A APAI organizou um workshop em Lisboa, na tarde do dia 23 de novembro de 2018, com o objetivo de identificar aspetos do regime de AIA que requeressem clarificação ou medidas que melhorassem a eficácia da AIA em Portugal. O documento que resultou desse workshop foi divulgado aos membros da APAI, tendo sido fixado o dia 14 de junho como o prazo para a recolha de comentários e sugestões de alteração. Participe – consulte o documento AQUI - e envie os seus comentários até 14 de junho para apai@apai.org.pt.

 

13ª EDIÇÃO «PRÉMIO MELHOR RNT» 2019

CANDIDATURAS ATÉ 15 DE JUNHO


Termina no próximo dia 15 de junho o prazo para a submissão de candidaturas ao Prémio do Melhor Resumo Não Técnico de Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e de Relatórios Ambientais. Mais informação AQUI.

 

CNAI'19

COIMBRA, 7-8-9 NOVEMBRO 2019


Foi constituída a Comissão Científica da CNAI’19, com a seguinte composição: Anastássios Perdicoulis (UT AD e CITT A-FEUP); António Veiga Simão (CCDR Centro); João Serra Prata (DCT -FCTUC); Maria da Conceição Cunha (DEC-FCTUC); Miguel Coutinho (IDAD-UA); Nuno Formigo (FCUP); Paula Castro (DCV-FCTUC); Teresa Fidélis (GOVCOPP-UA). Já está confirmada a participação de três oradores convidados para as sessões plenárias sobre o tema da CNAI’19 – Ensino e Investigação em AIA: Teresa Fidélis (Universidade de Aveiro), Luis Sánchez (Universidade de S. Paulo) e Angus Morrison-Saunders (Universidade de Edith Cowan, Austrália). Na CNAI’19 será lançada a tradução em português dos “Princípios Internacionais da Melhor Prática no Ensino da Avaliação de Impactes”, que serão publicados pela IAIA ainda este ano e de que Angus Morrison-Saunders é um dos autores. O prazo para comunicação da aceitação das propostas de resumo de comunicações/pósteres aos autores foi prorrogado até ao dia 15 de junho de 2019. Mais informação AQUI.

 

QUALIFICAÇÃO DE PERITOS COMPETENTES EM AIA


O sistema gerido pela APAI, em parceria com outras organizações técnicas e profissionais, foi lançado no passado dia 8 de maio, no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa. A Direção da APAI nomeou os membros de dois dos órgãos previstos: o CEQ e o CDRQ. Para o CCQ já foram nomeados representantes de Autoridades de AIA e das oito associações parceiras. Mais informação em www.qpcaia.pt.

 

REUNIÃO NO GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE


No dia 23 de maio, a Direção da APAI, representada por Júlio de Jesus e Margarida Barata Monteiro, foi recebida no Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente pelo Eng.º Jorge Cristino, Chefe de Gabinete, e pela Dr.ª Glória Ferreira, jurista responsável pela área da AIA. Entre os temas debatidos destacam-se as Medidas para melhorar o sistema de AIA, o sistema de Qualificação de Peritos Competentes em AIA e a participação da APAI no Conselho Consultivo de AIA.

 

ATAS DA IAIA19


A IAIA19 realizou a sua conferência anual entre os dias 29 de abril e 2 de maio em Brisbane, na Austrália. O tema desta 39.ª edição foi “Evolution or Revolution? Where next for impact assessment?”. O evento contou com 885 participantes, de 77 países, com 125 sessões técnicas, 481 comunicações e 41 pósteres. As atas encontram-se disponíveis no site da IAIA e serão disponibilizados, brevemente, mais relatórios, apresentações, fotos e vídeos. Mais informação AQUI.

 

Sessão "Desafios do ciclo urbano da água"

Lisboa (CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa) | 4 de junho de 2019


o Institut Français du Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, organizam no próximo 4 de junho, o ciclo “Cidades Sustentáveis: o futuro agora?”, no âmbito do qual se promove o primeiro evento dedicado ao ciclo urbano da água com o tema “Desafios do ciclo urbano da água”. Neste debate, aberto ao público, especialistas franceses e portugueses vão partilhar propostas com base nas suas experiências, avançando as soluções possíveis face a estes desafios, perspetivando o ano 2020, onde Lisboa será a Capital Verde Europeia. Mais informação AQUI.

 

Workshop “A água, a agricultura e a conservação do solo”

Beja (Auditório da EDIA) | 18 de junho de 2019


Este evento é organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), através da Comissão Especializada de Água, Agricultura e Florestas (CEAAF), com apoio da Comissão Especializada da Qualidade da Água e dos Ecossistemas (CEQAE), e a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS). O objetivo é sensibilizar a população, as organizações e os decisores, para promover atividades visando a redução da ameaça da desertificação e da seca, por exemplo, através de ações que impeçam ou evitem a degradação dos solos. Mais informação AQUI.

 

Seminário "Conservação e reabilitação de habitats para a fauna piscícola da região hidrográfica do Tejo e ribeiras do oeste"

Lisboa (Auditório da Direção Geral do Território) | 19 de junho de 2019


O seminário, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, focará temas transversais à conservação e reabilitação de habitats na região do Tejo, tais como a qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos; perspetivas de conservação da fauna piscícola de rios temporários; espécies exóticas invasoras de água doce e sistemas estuarinos e a reabilitação de rios e os corredores ecológicos de ictiofauna. Mais informação AQUI.