NOTÍCIAS

Novidades APAI - Maio 2019


 

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE PERITOS COMPETENTES EM AIA, 8 DE MAIO, LISBOA


Dia 8 de maio, às 18:00, no Auditório do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa). O objetivo desta sessão é informar em que consiste a qualificação de peritos competentes em AIA, com o objetivo primário de melhorar a qualidade dos Estudos de Impacte Ambiental e dos procedimentos de AIA. O sistema, de adesão voluntária, permite aumentar a credibilidade da AIA e promover a qualificação dos técnicos envolvidos. Mais informação AQUI.

 

CNAI'19

COIMBRA, 7-8-9 NOVEMBRO 2019


O prazo de submissão de resumos (comunicações, posters, sessões de debate, workshops) foi alargado até dia 10 de maio. Mais informação AQUI.

 

WORKSHOP SOBRE OS IMPACTES AMBIENTAIS E NA SAÚDE DA EXTENSÃO DO TEMPO DE VIDA DE CENTRAIS NUCLEARES


Organizado pela IAIA, Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas e APAI, terá lugar no Instituto Superior Técnico, no dia 5 de junho. Mais informação AQUI.

 

13ª EDIÇÃO «PRÉMIO MELHOR RESUMO NÃO TÉCNICO» 2019

CANDIDATURAS ATÉ 15 DE JUNHO


As candidaturas ao Prémio podem ser submetidas por Membros Individuais e

Coletivos da APAI, pelas Autoridades de AIA - Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Algarve, CCDR Centro, CCDR LVT, CCDR Alentejo, CCDR Norte, Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (RA Madeira e Açores) - e pela Direção Geral do Território. Mais informação AQUI.

 

CNAI'19

COIMBRA, 7-8-9 NOVEMBRO 2019


A sua organização está interessada em patrocinar a CNAI? Contacte-nos: apai@apai.org.pt ou 937 979 476.

 

Workshop Ibero Brasileiro sobre Áreas Protegidas

Guimarães (Auditório do Laboratório da Paisagem) | 22 - 23 de maio de 2019


O encontro é organizado pelo Laboratório da Paisagem (Guimarães) e pelo Núcleo de

Estudos em Áreas Protegidas da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). O Workshop procura criar um diálogo crítico, atual, ilustrativo (com casos práticos e modus operandi de Portugal, Brasil e Espanha) e participativo em torno da temática, proporcionando a discussão sobre a gestão, valorização e promoção das áreas protegidas. Este workshop destina-se a estudantes, investigadores, técnicos autárquicos e empresas interessadas/dedicadas na gestão de áreas protegidas e planeamento do território. Tem como objetivo a promoção de um modelo de gestão que impõe uma maior eficiência na utilização dos recursos naturais e na valorização dos serviços dos ecossistemas. Mais informação AQUI.

 

2th International Conference on Planning Research – ‘Spatial Planning for Change’ FEUP, Porto | 20 de setembro de 2019


A Conferência, organizada pelo CITTA, será desenvolvida em torno de sessões plenárias e sessões paralelas acerca das dinâmicas social, ambiental e económica; desenho urbano; acessibilidade e transportes; e processo de planeamento transformador, através do repensar de instituições e políticas. Mais informação AQUI.

 

4ª edição do Congresso Internacional de Saúde Ambiental (ICEH 2019)

ESTS-IPL, Lisboa | 25 e 27de setembro de 2019.


A APAI é apoiante deste evento, com o tema “Novos Desafios para o Futuro”, organizado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (ESTS-IPL) e pela APSAi - Associação Portuguesa de Saúde Ambiental. Para os associados da APAI, o

custo reduzido é de 75€ (até 31 de maio), em vez dos 200€ do preço normal. As inscrições deverão ser efetuadas através do site do CISA em https://iceh2019.estesl.ipl.pt/registration/. informação AQUI.