top of page

NOTÍCIAS

Novidades APAI - Março 2020


 

SESSÃO SOBRE AIA DIGITAL– 10 de março, 15:00, Auditório da CCDR-LVT


A designação AIA Digital cobre um vasto leque de utilização e partilha de informação em formato digital, incluindo portais, bases de dados e aplicações. Pode abranger as fases de elaboração dos estudos, apreciação técnica, pós-avaliação (monitorização e auditoria) e a participação pública. Tem sido um tema pouco debatido em Portugal, pelo que entendeu a APAI aproveitar a vinda a Lisboa do nosso colega Ivar Lyhne, membro da IAIA e Professor da Universidade de Aalborg (Dinamarca) para organizar uma sessão sobre AIA Digital (dados curriculares AQUI).


A apresentação do Ivar Lyhne terá como título: Digital EIA: Benefits and challenges in a societal initiative in Denmark.


Resumo: Denmark has special opportunities for digital solutions due to a high level of digitalization in the society and many open access data on environmental aspects. This presentation outlines the current progress in establishing a very ambitious societal initiative on digitalizing EIA and SEA. With 16 key partners, the initiative aims at transforming all relevant information from thousands of existing EA reports into support tools for EA practitioners and other actors in EA processes. Benefits of such digital solutions and challenges in this process are discussed, and key learning points are highlighted.


Teremos também uma apresentação de Raquel Moura (EDP) sobre a Aplicação do GeoPor às atividades de pós-avaliação.


A sessão decorre em inglês. Inscrições (gratuitas) AQUI.

 

NOVAS ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTES NO PATRIMÓNIO MUNDIAL


Na sequência da publicação em 2011 pelo ICOMOS das Orientações para a Avaliação de Impactes em Bens Culturais Património Mundial e da Nota Orientadora sobre Avaliação Ambiental e Património Mundial, publicada pela UICN está em preparação um novo documento de Orientações para as Avaliações de Impacte em Bens Património Mundial, aplicáveis aos bensculturais e naturais. A versão preliminar está disponível no site da APAI. Esta versão foi preparada no âmbito do programa World Heritage Leadership , com os contributos do ICOMOS, do ICCROM e da IUCN – órgãos consultivos da Convenção do Património Mundial, e em parceria com o Centro do Património Mundial da UNESCO e a IAIA.

 

PRÉMIO MSc - APAI/BRISA


Em resposta ao número 1 do artigo 4.º do Regulamento do “Prémio MSc-APAI”, nesta edição patrocinado pela BRISA, foi constituído o júri para avaliação das candidaturas apresentadas.

Assim, o júri terá a seguinte constituição:

  • António Guerner Dias, vice-presidente da Direção da APAI e em sua representação;

  • Anastassios Perdicoulis, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro da APAI com o número 70;

  • Teresa Fidélis, professora da Universidade de Aveiro e membro da APAI com o número 119;

  • Teresa Valente, professora da Universidade do Minho e membro da APAI com o número 274;

  • Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e em sua representação.

Embora tenham sido submetidas sete candidaturas ao prémio, apenas seis foram admitidas e serão analisadas pelo júri.

 

3º SIMPÓSIO CÁTEDRA REN EM BIODIVERSIDADE


A APAI esteve representada no 3o Simpósio Cátedra REN, que decorreu no dia 14 de fevereiro, na FIL. Foram divulgados os resultados da Cátedra e partilhadas informações, boas práticas e soluções de resposta aos novos desafios na conservação da Biodiversidade.


 

bottom of page