NOTÍCIAS

Novidades APAI - Outubro 2019


 

NOVA SECRETÁRIA TÉCNICA DA APAI


Desde 16 de setembro que a Margarida Santos, licenciada em Biologia, é a nova Secretária Técnica da APAI. Bem-vinda, Margarida!

 

CNAI'19


O Programa Preliminar já está disponível no site. Face ao atraso na sua divulgação, o prazo para inscrição com desconto foi adiado para dia 15 de outubro. O programa irá sendo completado com informações sobre os oradores convidados, as visitas técnicas e outras informações logísticas, pelo que sugerimos a consulta regular do site https://assocportai.wixsite.com/cnai19.

 

BOAS PRÁTICAS NO ENSINO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTES


Na CNAI'19 será lançada a versão Portuguesa do documento "Boas Práticas no Ensino de Avaliação de Impactes", promovido pela International Association of Impact Assessment (IAIA) e publicado em dezembro de 2018. Para consultar, clicar AQUI.

 

SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO DE PERITOS COMPETENTES EM AIA


A Direção nomeou no dia 1 de outubro os membros do Conselho Disciplinar e de Recurso (Nuno Formigo, Madalena Dray, Carlos Nuno, Pedro Bettencourt Coutinho, Vítor Rosão), ficando assim completos os órgãos previstos no respetivo regulamento. A Deliberação da Direção pode ser consultada em http://twixar.me/F1Q1.

 

IAIA'20


Até ao dia 31 de outubro está aberta a submissão de resumos para comunicações orais e em poster para a 40.ª Conferência Anual da IAIA que se realizará em Sevilha de 26 a 29 de maio de 2020. Mais informações em: https://conferences.iaia.org/2020/


Membros da APAI envolvidos na organização de diversas sessões: Princípios gerais de boas práticas em Avaliação de Impactes (Júlio de Jesus), É a Governança um tema na prática europeia de AAE (Margarida Monteiro), Crises Planetárias: Avaliação de Impactes como de costume não é uma opção (Miguel Coutinho), O contributo da Avaliação de Impactes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Maria Rosário Partidário), Ferramentas visuais na Participação Pública: Porquê? Como desenvolver? Quem envolver? (Ana Roque de Oliveira).

 

ICEH19


O 4.º Congresso Internacional de Saúde Ambiental realizou-se em setembro na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, contando com a APAI como entidade apoiante. O Presidente eleito da IAIA, Ben Cave, participou na primeira sessão plenária do congresso, sobre Avaliação de Impactes na Saúde. Esta sessão, moderada pelo Presidente da Direção da APAI, Júlio de Jesus, contou ainda com a participação do membro da APAI Filipe Silva.